quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um mal entendido

Basicamente um neologismo são palavras novas inventadas pelo doente ou, palavras vulgares utilizadas por ele com um sentido diferente.


No teste de psicopatologia na quinta passada:    O Neologismo é                                           
                                                                    
                                                                     a) a invenção de palavras novas pelo doente
                                                                     b) palavras existentes a que o doente dá um significado diferente
                                                                     c) já não me lembro, mas também não interessa para o caso
                                                                     d) todas são falsas

Resposta correcta: d) todas são falsas.

E eu na minha inocência digo hoje à minha querida professora: - Oh professora não entendi muito bem esta pergunta, porque não sei, mas na minha perspectiva havia duas respostas certas, e eu e os meus colegas estamos mesmo com algumas dúvidas, porque uns puseram uma coisa porque se falou mais na aula outros puseram outra, mas sempre entre a alínea a) ou b)..
Então  porque é que a resposta d) é que é a correcta se todas não são falsas, porque a) e b) de facto estão correctas, dado que ou é uma coisa ou outra. Se um neologismo não fosse uma coisa sem a outra,ou seja não fosse a resposta a) sem a b), se estas não pudessem existir sem estarem complementadas,  eu entendia mas assim só posso mesmo constatar que a que está mesmo errada é a d) porque de facto há duas verdadeiras. (Fique bem claro que não falei desta maneira, fui muito queridinha, a fazer de estupida).

Resposta que obtive: -Oh essa agora, eu sei fazer escolhas múltiplas, a pergunta está bem feita, não há duvidas.(Diga-se que esta frase foi uma de muitas no meio de um sermãozito)

Claro que eu só soube acenar com a cabeça e dizer-lhe amén a tudo o que ela dizia.
Mas penso cá para os meus botões: Oh minha senhora eu não dúvido das suas capacidades, mas não lhe ficava nada mal admitir que errou, ficavamos todos muito mais felizes. Ou pelo menos explicar-nos porquê, agora falar como se fosse Deus sem errar realmente não nos faz nem perceber a pergunta, nem o porquê da resposta, nem nada mais.

E pronto aqui para nós que ninguém nos ouve, eu já estou marcadíssima, já devo estar na sua listinha negra. A nota sai amanhã e o que posso dizer eu: MEDOOOO!!

Sem comentários: