quinta-feira, 17 de abril de 2014

As dicas da Ju

Olá Bijus, como sabem sou a L (a amiga que gosta de maquilhagem, costura e  praticamente todas as artes manuais que conhecem) e estou aqui para iniciar uma nova rubrica: partilhar convosco algumas dicas de saúde, beleza, bem-estar e tudo o que calhar!
Na verdade, aquilo de que gosto mesmo é maquilhagem, no entanto penso que existem outros temas interessantes sobre os quais poderei dar algumas dicas. Quero desde já informar que não sou nenhuma especialista, mas que todas as dicas que partilharei serão as que resultam comigo.
Espero que gostem, partilhem também os vossos saberes e deixem sugestões sobre temas que gostavam de ver abordados.
Ps. Sou 100% novata nestas coisas, mas prometo dar o meu melhor e, claro, conto com a vossa ajuda para que tudo corra bem. 

Então vamos lá ao que interessa...
Mal comecei a pensar no tema deste 1º post decidi que o melhor seria começar pela base de (quase) tudo: o bem-estar da nossa pele!
Para quem se maquilha, uma pele cuidada é meio caminho andado para um acabamento perfeito e, para quem não se maquilha ou para aqueles dias em que não apetece maquilhar, nada como ter uma pele que nos permita sair à rua sem preocupações.A verdade é que uma pele bem cuidada e bonita simplifica a nossa vida, como tal as dicas que hoje trago são para isso mesmo, simplificar.
Adianto já que sou um pouco preguiçosa, especialmente pela manhã, dou tudo o que puder para dormir mais 2mits, como tal a minha rotina é bem prática!

Vamos por pontos: 

1- Os dois aspectos mais importantes são, como todos sabem, a alimentação e a água. Esforcem-se por ter, uma alimentação equilibrada e por beber pelo menos 1L de água por dia. Para quem não bebe água, garanto que se começar a fazê-lo, em pouco tempo, irá notar diferenças na pele.

2- Limpar e hidratar a pele todas as manhãs e noites. Para peles mais jovens ou mistas com tendência a oleosas o mais aconselhável é um gel adstrigente, seguido de um creme hidratante adequado. Para pele madura ou mais seca, um leite de limpeza seguido de um bom hidratante é a melhor solução.
Nota: Utilizar protetor solar todos os dias (faça chuva ou sol, seja verão ou inverno) é muito importante, mas eu, pessoalmente não gosto de usar protetor depois do hidratante, talvez ainda não tenha encontrado "o protetor". Então o que eu faço é tentar utilizar um hidratante ou uma base com fator de proteção.
  
       Dica 1- Para peles oleosas e em situações SOS, ou porque acabou o gel de limpeza, ou estão fora e não vão gastar dinheiro num gel novo quando têm um praticamente por estrear em casa, um truque barato e que resulta muito bem é o sabão azul, pode parecer estranho, eu sei... 
       Dica 2 - À noite, quando a pele vai repousar opto por fazer sempre a limpeza mais "profunda" (gel/leite+hidratante), de manhã, uma vez que a pele está limpa, "limpo" o rosto com água micelar, além de poupar tempo sinto que a pele fica menos exposta às agressões do dia-a-dia, seguida de hidratante, claro.
P.s.Para quem não sabe, a água micelar tem função de limpar a nossa pele através de micelas, que diluem as impurezas, e após a sua utilização, não é preciso enxaguar a pele. 

3- Esfoliar a pele uma vez por semana com um esfoliante mais suave ou 1/2 vezes por mês se for mais agressivo (isto é, se as "areias" forem muito grossas). A esfoliação vai ajudar a eliminar todas as impurezas e células mortas que se acumulam na superfície da pele.   

4- Hidratação "profunda". Existem no mercado inúmeras máscaras hidratantes mas, confesso, não utilizo nenhuma, salvo raríssimas excepções!

       Dica 3- Estava no pico da minha adolescência quando descobri o Halibute em pomada, nessa altura ajudou-me imenso com as borbulhas, próprias da idade. Hoje em dia, a minha pele já não tem borbulhas, mas tem algumas zonas secas, como tal, mais ou menos uma vez por semana, antes de me deitar coloco Halibute no rosto e no colo do peito. Normalmente faço-o ao fim-de-semana pois no dia seguinte é necessário lavar bem o rosto para retirar os resíduos da pomada, depois basta colocar o hidratante normal. Vão sentir a vossa pele tão fresca como se tivessem ido a um spa fazer uma hidratação "xpto". (É claro que se , de vez em quando, tiverem oportunidade de fazer uma hidratação de vitamina C ou profunda com profissionais será óptimo para a vossa pele, mas com a falta de tempo e dinheiro esta é a opção mais prática). 
     Dica 4- Hidratação SOS. Ainda não tenho rugas, nem vivo obcecada com o dia em que elas vão chegar, mas por vezes sinto o contorno dos olhos, mais especificamente aquela zona dos chamados "pés de galinhas", muito seco. Nessas alturas, ao deitar coloco nessa zona vaselina, o que ajuda muito, acreditem!


Este post ficou um pouco extenso por falar de uma rotina que exige várias fases, mas prometo que nem todos serão tão longos.Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida, por favor, deixem nos comentários.
Beijinhos e aproveitem bem o fim-de-semana que começa hoje, para se mimarem!:) L.

1 comentário:

Unknown disse...

eu gostei imenso do post :) podes continuar!! :D
beijinhos